Concerto molhado, concerto abençoado


Nem a chuva pára os U2. O mau tempo que se fez sentir ontem à tarde em Coimbra, dia do segundo concerto da banda irlandesa, não afastou uma nova enchente do estádio da cidade. "Vínhamos ao concerto nem que chovesse pedra. Isto é como nos casamentos: concerto molhado, é concerto abençoado. Só ficávamos preocupados se o concerto fosse cancelado, porque o resto está tudo bem", referiu a fã Andreia Ferreira, que chegou do Porto para ver os seus ídolos.

Ontem, mais de 40 mil pessoas voltaram a render-se à gigantesca produção da ‘Tour 3600’, numa nova investida de Bono Vox para mostrar a sua garra. E é impressionante a forma como os U2 interagem com o público. Em cada concerto, a banda irlandesa teima em surpreender, e estes dois espectáculos em Portugal não foram excepção.

No sábado, Bono e companhia entraram a saudar o público, já com as luzes do Estádio Cidade de Coimbra acesas, e mostraram em palco conhecimentos sobre a cidade de Coimbra.

"É a primeira vez que estou em Coimbra. É uma cidade muito bonita com uma universidade antiga. Esta banda nunca foi à universidade", disse Bono Vox, aos primeiros 45 mil fãs, antes de uma ronda de entrevistas, junto dos companheiros, sobre o que fariam se tivessem estudado em Coimbra. Só o baixista Adam Clayton arriscou um prognóstico mais ousado e avançou: "Engenheiro químico."

Já The Edge mostrou-se indeciso e o baterista Larry Mullen Jr. continuaria a apostar numa carreira de músico. Por fim, Bono Vox assumiu que "não teria muito jeito para andar na universidade" e auto-intitulou-se de "caixeiro-viajante".

Os U2 não são caloiros nestas andanças e apresentaram grandes êxitos. A banda deixou Coimbra após duas horas, 24 músicas e dois encores.

SAÍDA DO PAÍS DEPENDE DO TEMPO

Apesar de terem uma segunda noite reservada no Hotel Infante Sagres do Porto, os U2 contavam sair de Portugal na madrugada de hoje, pouco depois do segundo concerto. Isso mesmo confirmou fonte da produtora Ritmos & Blues ao CM, deixando a hipótese de o voo privado da banda irlandesa se realizar mais tarde nesta segunda-feira. Este cenário seria consequência de um agravamento das condições atmosféricas. "Estão as duas hipóteses em aberto", admitiu a mesma fonte.

MUNIDOS DE CAPAS E SEM CHAPÉUS

À imagem de sábado, milhares de pessoas voltaram a chegar ontem a Coimbra, mas desta vez com acessórios extra: capas e impermeáveis. À hora de almoço, algumas pessoas chegaram a desmobilizar das filas de entrada devido à chuva e vento forte, mas tudo voltou à normalidade mais tarde.

"Quando a chuva subiu de intensidade fomos para debaixo aqui dos prédios e depois houve várias tentativas para voltarmos a organizar os lugares de entrada", explicou ao CM Pedro Teixeira, de Lisboa.

Já de tarde, a espaços, foi sendo necessário vestir por várias vezes os impermeáveis e até abrir os guarda--chuvas. Apesar disso, estes acessórios para enfrentar o mau tempo, que acabaram por se esgotar nos espaços comerciais circundantes ao recinto, tiveram de ser abandonados nos acessos ao estádio, por estarem proibidos pelas normas de segurança para o concerto.

As portas do estádio abriram ontem pelas 17h20 e voltou a haver corrida para assegurar um lugar privilegiado, junto ao palco.

Para sossegar os mais cépticos, Nuno Braamcamp, responsável da produtora Ritmos & Blues, falou ontem ao início da tarde para assegurar que tudo seguia como o previsto, dado haver a garantia de que o concerto da banda irlandesa se ia realizar "independentemente das condições climatéricas".

MUITO TRÂNSITO E DESMAIOS

O concerto de anteontem não causou qualquer problema relevante às autoridades policiais, à excepção das filas de trânsito que se formaram na saída da cidade em direcção à auto-estrada. Ainda no sábado, a Cruz Vermelha Portuguesa registou cerca de 40 ocorrências relacionadas com assistência médica. "Não tivemos nenhum caso grave. Falamos de pequenos cortes provocados por quedas ou alguns desmaios", explicou o coordenador Victor Figueiredo.



Foto: Rui M Leal
Fonte: CM

POSTED BY Joana Vieira
POSTED IN ,
DISCUSSION