Facebook e Skype unem esforços


A rede social Facebook e o serviço de chamadas online Skype anunciaram uma parceria. A integração entre os dois serviços - que arranca hoje - tornará mais fácil as chamadas de voz e de vídeo entre os utilizadores dos dois serviços.

Esta integração - que, no fundo, implica mais alterações no Skype que no Facebook - foi anunciada ontem, por ocasião de uma actualização do sistema Skype para o Windows (a versão para Mac estará disponível dentro de alguns meses).

O novo Skype para Windows irá incluir um tab para o Facebook e isto significa que, pela primeira vez, os utilizadores do serviço VoIP (Voice Over Internet Protocol) poderão interagir online com o seu feed de posts do Facebook directamente a partir do Skype.

A página do novo Skype 5 irá sofrer alterações, integrando os updates aos status registados na página do Facebook.

Uma vez que os utilizadores concordem em integrar os dois serviços, será possível telefonar a partir do Skype directamente a cada número do Facebook que esteja disponível a partir dos perfis.

Um utilizador Skype poderá fazer uma videochamada gratuita para um amigo do Facebook se ele também estiver registado no Skype. Porém, se eles forem amigos no Facebook mas um deles não tiver um contacto Skype, os números fixos e/ou móveis - sempre que tenham sido disponibilizados na rede social - dessa pessoa passarão a ficar disponíveis de forma mais fácil para que possam ser contactados (mas desta feita a pagar, através do crédito Skype).

As videochamadas de grupo - com cerca de 10 pessoas a falarem ao mesmo tempo umas com as outras - estão igualmente disponíveis e versão beta. Os utilizadores terão uma visualização dinâmica do grupo. A pessoa que está a falar será automaticamente mostrada no ecrã maior. As restantes pessoas estarão em ecrãs redimensionados manualmente.

As comunicações vídeo são cada vez mais populares através do Skype. No primeiro semestre deste ano, 40 por cento dos 88,4 mil milhões de minutos de comunicações entre utilizadores do Skype foram feitos em regime de videochamadas.

Não houve dinheiro envolvido nesta operação de parceria. De acordo com um porta-voz do Skype, este é um acordo típico para ligar plataformas, cita o “The Telegraph”, com a excepção de o Facebook ter permitido ao Skype que acedesse aos dados telefónicos que os seus utilizadores incluíram nos seus perfis.

Um responsável do Skype, Rick Osterloh, resumiu o objectivo da parceria dizendo que “a essência da experiência Skype é pôr os utilizadores a comunicar com as pessoas que são importantes para elas”.

Por seu lado, um responsável da rede social que tem mais de 500 milhões de utilizadores regulares em todo o mundo, Ethan Beard, disse: “Estamos a trabalhar com empresas como o Skype para tornarmos mais fácil a tarefa de encontrar amigos sempre que for preciso”.

O Skype tem cerca de 560 milhões de utilizadores registados e 8,1 milhões desses utilizadores pagam para fazer chamadas para telemóveis e para redes fixas. A empresa - com base no Luxemburgo - indicou recentemente que as pessoas gastam uma média de 520 milhões de minutos todos os dias a conversar umas com as outras - pelo mundo - através daquele serviço.




Fonte: Público

POSTED BY Joana Vieira
POSTED IN
DISCUSSION