Just Spotted põe celebridades no mapa


O site Just Spotted (justspotted.com) ameaça limitar ainda mais o raio de acção das celebridades. Qualquer pessoa que dê de caras num local público com um famoso pode dar conta da sua localização através deste site que será lançado dentro de quatro dias. O Just Spotted já está a ser criticado e outras iniciativas semelhantes já tentadas no passado foram canceladas.

O site já atraiu uma onda de críticas, não só porque se trata de uma violação grave da privacidade dos famosos mas também porque pode ser um instrumento útil para potenciais assediadores.

A ideia do Just Spotted [qualquer coisa como Acabou de ser avistado] é assinalar a localização das celebridades num mapa mundo online. Quando o utilizador carrega num dos balões assinalados, surge uma fotografia da celebridade “apanhada” e há quanto tempo isso aconteceu.

Desenvolvido em colaboração com a rede de microblogging Twitter, o site vai agregar a informação colocada pelas próprias celebridades nos seus tweets com a informação recolhida por transeuntes que avistem famosos na rua ou em locais públicos. O site vai ainda cruzar as informações divulgadas noutras redes sociais (como o Facebook e o Foursquare) acerca do paradeiros das estrelas, a fim de poder dar informações actualizadas sobre a localização das celebridades.

Um site semelhante já tinha sido lançado em 2006 - chamado Gawker Stalker (que apenas reunia as informações fornecidas pelas pessoas que avistavam famosos) - mas o serviço acabou por ser cancelado. O actor George Clooney foi uma das pessoas que protestou contra o site, tendo enviado um e-mail a vários agentes de Hollywood pedindo-lhes que inundassem o site com “falsos avistamentos”.

É possível que o mesmo venha a acontecer agora. Um advogado americano entrevistado pelo britânico “The Telegraph” disse, jocosamente, ser muito possível que o site Just Spotted se transforme rapidamente em Justgoneoutofbusiness.com [qualquer coisa como Acabou de encerrar actividade].

O fundador e director-executivo do Just Spotted, A J Asver, insiste, porém, que o site é para os fãs se poderem sentir psicologicamente perto dos seus ídolos, e não para os poderem perseguir fisicamente. “A informação não é transmitida tão depressa que as pessoas possam ir a correr e possam ainda ver as celebridades”, disse.

O Just Spotted vai ser lançado como uma base de dados agregando 7000 celebridades, de acordo com o “Hollywood Reporter”.




Fonte: Público

POSTED BY Joana Vieira
POSTED IN ,
DISCUSSION