Aprovado acordo para salvar a MGM


Proposta de reorganização financeira feita pela produtora Spyglass foi aceite pelos credores dos famosos estúdios.

Os credores dos lendários estúdios da MGM votaram a favor de um plano de recuperação proposto pela produtora Spyglass Enter-tainment, que dará a esta o controlo da casa que produziu alguns dos melhores filmes musicais da história do cinema, e detém as franchises de James Bond e da Pantera Cor-de-Rosa.

A MGM tem dívidas no valor de quatro milhares de milhões de dólares (2,8 milhares de milhões de euros), e está a enfrentar graves problemas financeiros devido ao fracasso de bilheteira das suas produções mais recentes, e à queda na venda de DVD nos EUA, tendo sido obrigada a suspender projectos como o novo filme de 007, que seria realizado por Sam Mendes. A participação em The Hobbit, de Peter Jackson, foi igualmente cancelada. Um dos raros sucessos de bilheteira recentes dos estúdios foi Invictus, de Clint Eastwood.

O projecto da Spyglass deverá permitir a recuperação da MGM através de uma profunda reorganização financeira, que implicará uma declaração de falência, ao abrigo das leis americanas. Depois de devidamente "emagrecida", a companhia ficará sob a alçada da Spyglass.

Os credores recusaram um outro plano de recuperação, este apresentado pela Lionsgate Entertainment, em parte propriedade do multimilionário Carl Icahn, que detém uma fatia substancial da dívida da MGM. Este plano propunha a fusão da MGM e da Lionsgate.




Fonte: DN

POSTED BY Joana Vieira
POSTED IN
DISCUSSION