Chuva e trovoada lançam aviso amarelo


Hoje, todos os distritos de Portugal continental estão sob aviso amarelo por causa da previsão de chuva, por vezes forte, e de trovoadas, segundo o Instituto de Meteorologia.

Estes avisos, válidos até hoje às 23h59, deixam de fora a Madeira e os Açores, informa o site do instituto.

O aviso amarelo implica uma "situação de risco para determinadas actividades dependentes da situação meteorológica", segundo uma escala de quatro avisos (verde, amarelo, laranja e vermelho).

Por seu lado, a Autoridade Nacional de Protecção Civil alerta todos os distritos para a ocorrência de precipitação intensa, sendo de esperar “cheias rápidas” nas cidades, “cortes de estrada devido a inundações” e “danos em estruturas”.

Esta manhã, o mau tempo causou a queda de uma árvore na Avenida João XXI, em Lisboa, danificando uma viatura, informou a agência Lusa. Fonte dos Sapadores de Bombeiros disse que não houve vítimas a registar. “A viatura ligeira ficou danificada pela queda de uma árvore cerca das 07h00 devido à chuva e ao vento que se fizeram sentir durante a noite, não havendo vítimas a lamentar uma vez que o automóvel encontrava-se estacionado”, informou.

Para hoje, o Instituto de Meteorologia prevê céu geralmente muito nublado e aguaceiros por vezes fortes, com condições favoráveis à ocorrência de trovoada. O vento soprará fraco a moderado (10 a 30 quilómetros/hora), por vezes forte (30 a 50 quilómetros/hora) nas terras altas até ao início da tarde.

A temperatura máxima vai descer, prevendo-se para o Porto 17ºC e para Lisboa e Faro, 19ºC.

As condições meteorológica desta semana contrastam com a da semana passada, que registou temperaturas próximas dos 30ºC devido à “predominância da corrente de leste, transportando ar quente e seco no território do continente”, explicou o Instituto de Meteorologia. Anteontem à tarde o cenário mudou devido à “rotação do vento para o quadrante sul” que transporta ar marítimo, progressivamente, de Sul para Norte.



Fonte: Público

POSTED BY Joana Vieira
POSTED IN
DISCUSSION