Estacionar em Lisboa agora é mais caro
A partir de hoje, 4 de Julho, o preço do estacionamento nos principais eixos viários de Lisboa aumenta para o dobro e o tempo máximo de permanência é reduzido de quatro para duas horas, dificultando a vida de quem se habituou a deixar o carro à porta do emprego.
É isso que vai acontecer nas zonas vermelhas, onde se integram por exemplo as avenidas de Berna, da República, António Augusto de Aguiar e da Liberdade, bem como a zona do Chiado. Em redor dessas artérias, nas chamadas zonas amarelas, o preço também vai aumentar, embora numa proporção menor e apenas até à terceira hora.
Em compensação, com a entrada em vigor do novo tarifário da Empresa Municipal de Mobilidade e Estacionamento de Lisboa (Emel), deixar o carro nas chamadas zonas verdes (que correspondem a 62 por cento dos lugares tarifados da capital) será mais barato logo após a primeira hora. Tanto aí como nas zonas amarelas continuará a ser possível estacionar por períodos de quatro horas consecutivas.
A empresa sustenta que os aumentos no preço do estacionamento se farão sentir fundamentalmente nas zonas com concentração de comércio e serviços e que beneficiam da oferta de transportes públicos ou de alternativas de estacionamento.
O presidente da Emel garantiu anteriormente que estas alterações terão consequências "quase nulas" nas receitas da empresa. António Júlio de Almeida sublinhou ainda que a diferenciação dos preços do estacionamento na via pública, agora introduzida em Lisboa, já é praticada "na maior parte das cidades".
É isso que vai acontecer nas zonas vermelhas, onde se integram por exemplo as avenidas de Berna, da República, António Augusto de Aguiar e da Liberdade, bem como a zona do Chiado. Em redor dessas artérias, nas chamadas zonas amarelas, o preço também vai aumentar, embora numa proporção menor e apenas até à terceira hora.
Em compensação, com a entrada em vigor do novo tarifário da Empresa Municipal de Mobilidade e Estacionamento de Lisboa (Emel), deixar o carro nas chamadas zonas verdes (que correspondem a 62 por cento dos lugares tarifados da capital) será mais barato logo após a primeira hora. Tanto aí como nas zonas amarelas continuará a ser possível estacionar por períodos de quatro horas consecutivas.
A empresa sustenta que os aumentos no preço do estacionamento se farão sentir fundamentalmente nas zonas com concentração de comércio e serviços e que beneficiam da oferta de transportes públicos ou de alternativas de estacionamento.
O presidente da Emel garantiu anteriormente que estas alterações terão consequências "quase nulas" nas receitas da empresa. António Júlio de Almeida sublinhou ainda que a diferenciação dos preços do estacionamento na via pública, agora introduzida em Lisboa, já é praticada "na maior parte das cidades".
Fonte: Público