Iconoclasts, a estreia em disco


Inicialmente dois e actualmente seis, os Iconoclasts formaram-se em 2008 depois do longo processo de desenvolvimento dos temas que iriam fazer parte do seu EP de estreia homónimo, gravado no mesmo ano.

Desde então os Iconoclasts não pararam – numa primeira fase munidos apenas desse mesmo EP, correram Portugal de norte a sul, ficando conhecidos pela sua entrega emocional e enérgica em palco e partilhando palcos com artistas como os Linda Martini e Os Pontos Negros.

Já com um grande número de concertos na bagagem, os Iconoclasts, agora mais experientes e maduros, embarcaram na criação das músicas de “Mt. Erikson”, o seu disco de estreia. Gravado com Eduardo Vinhas (B Fachada, Pop Dell’Arte, Jaguar) no Golden Pony Studios, este disco demonstra musicalmente a evolução da banda desde o seu primeiro EP com uma sonoridade mais contemplativa e simultaneamente mais violenta, ecoando algumas influências dos vários membros da banda (como Dismemberment Plan, Pixies, Smiths, Sonic Youth, My Bloody Valentine, Foals) ao mesmo tempo que as transportam para o contexto musical actual. Tematicamente, o disco reflecte sobre o processo de crescimento, sobre a adolescência e todos os erros nela cometidos.

Para além da gravação de “Mt. Erikson”, 2011 foi o ano em que os Iconoclasts venceram o Festival Termómetro, concurso curado por Fernando Alvim por onde já passaram bandas como os Silence 4, Blind Zero e Ornatos Violeta. Em Abril, fizeram também a primeira parte dos californianos Best Coast no Lux e dos suecos Bye Bye Bycicle no Musicbox.

Com uma data de lançamento estimada para Dezembro de 2010, os Iconoclasts apresentam “Mt. Erikson” como o seu álbum de estreia.

POSTED BY Whisper
POSTED IN ,
DISCUSSION