Sleepbox, a cabina de descanso


O comentário que merece esta inovação é o seguinte: porque é que não está disponível há mais tempo? Arquitectos russos criaram, finalmente, cabinas de descanso para aeroportos e estações onde os passageiros se podem instalar enquanto esperam pela hora da partida.

Quase toda a gente já passou pelo mesmo calvário: o avião atrasa-se umas horas e começa a corrida pelos bancos mais confortáveis do aeroporto. Ou melhor: menos desconfortáveis.

Nunca é um espectáculo bonito: pessoas a cabecearem e a ressonarem, ajeitando-se como podem nas cadeiras dos terminais enquanto esperam pela hora da partida.

Mas este martírio pode ter os dias contados. Mikhail Krymov e Alexey Goryainov, dois arquitectos russos do Arch Group, inventaram uma cabina de quatro metros quadrados chamada Sleepbox.

É um pequeno ninho temporário onde qualquer pessoa se pode instalar e dormir. Ou simplesmente relaxar. O espaço tem cama, luz, carregadores de telemóvel e, nas versões mais luxuosas, um ecrã de televisão táctil e Internet sem fios. Ou seja: é uma espécie de “experiência caseira” expresso, no meio do aeroporto (ou de qualquer outro espaço que queira acolher estas pequenas cápsulas).

As cabinas têm capacidade para uma, duas ou três camas, consoante os diferentes modelos, e foram instaladas em Agosto no Aeroporto Internacional de Moscovo- Sheremetievo.

Krymov e Goryainov explicaram, citados pelo “El Mundo”, que actualmente não estão reunidas as condições ideais para que o viajante descanse: “Se queres dormir enquanto esperas que o teu comboio ou avião parta, enfrentas muitos problemas de saúde ou de higiene”.

As cabinas - feitas de madeira, metal ou plástico reforçado com fibra de vidro - podem ser alugadas a partir de meia hora e o seu custo vai diminuindo à medida que o utilizador requisite mais tempo de uso.



Fonte: Público

POSTED BY Whisper
POSTED IN
DISCUSSION