CDU diz que aumenta votos e destaca fim da maioria absoluta


A dirigente comunista Manuela Bernardino considerou hoje que a CDU poderá ver aumentado o número de votos, apesar de as projecções colocarem a coligação em quinto lugar, salientando como “sinal positivo” a perda da maioria absoluta do PS.


Pouco depois de serem divulgadas as primeiras projecções das televisões, Manuela Bernardino, do Secretariado do Comité Central do PCP, afirmou à Lusa que os dados já conhecidos “apontam a possibilidade” de a CDU poder “crescer em número de votos”, o que, disse, “teria uma grande importância”.


A dirigente comunista destacou como “facto bastante positivo” que o PS perca a maioria absoluta, “o que cria uma situação nova”, e que o PSD “tenha sido penalizado, porque os portugueses têm ainda bem presente as responsabilidades recentes na mesma política de direita”.


Manuela Bernardino desvalorizou o facto de a coligação PCP/Verdes descer para o quinto lugar, afirmando que “a posição relativa não é o que conta”.
“O que conta é a possibilidade que temos de prosseguir no Parlamento e também fora do Parlamento a nossa acção de condenação desta política”.


Albano Nunes, da Comissão Política do PCP, disse à TSF que é necessário analisar estes números "com alguma prudência e alguma esperança". "Está perfeitamente claro que há a possibilidade de conseguirmos aumentar o número de apoiantes e de votos". Este é um resultado que, para Albano Nunes, "compensa o facto de estarmos sempre na linha da frente do combate contra a política de direita". O responsável adiantou ainda que a "questão do quinto lugar é uma falsa questão".


Na altura em que foram conhecidas as primeiras projecções, às 20h00, as dezenas de apoiantes que acompanham a noite eleitoral da CDU no “Espaço Vitória” começaram a gritar palavras de ordem como “A CDU avança, com toda a confiança” ou “Basta Basta Basta, esta política está gasta”.




Fonte: Público

POSTED BY Mari
POSTED IN
DISCUSSION