Irão autoriza inspecção
O Irão anunciou este sábado que autoriza a Agência Internacional Energia Atómica a visitar as instações da segunda unidade fabril de enriquecimento de urânio.
«A inspecção obedecerá a todas as regras. O presidente Mahmud Ahmadinejad já disse que não temos nada a temer em relação a uma inspecção em conformidade com as regras. Discutiremos esta questão com a Agência Internacional da Energia Atómica (AIEA) e a data será anunciada após acordo com a agência» das Nações Unidas, afirmou Ali Akbar Salehi, chefe do departamento iraniano da energia nuclear, à televisão estatal.
Segundo o mesmo responsável, «o complexo situa-se na estrada entre Teerão e Qom, a 100 quilómetros da capital, e mais detalhes sobre o projecto serão fornecidos a seu tempo».
«Não pedimos permissão seja a quem for para as nossas actividades nucleares. Nunca renunciaremos ao nosso direito nessa matéria e no âmbito dos nossos compromissos internacionais» em matéria de energia nuclear, insistiu Ali Akbar Salehi.
Recorde-se que na sexta-feira os líderes dos Estados Unidos, França e Grã-Bretanha ameaçaram adoptar mais sanções contra o Irão, depois do governo do país ter reconhecido que construiu uma segunda fábrica de enriquecimento de urânio.
Na cimeira do G20, na cidade americana de Pittsburgh, o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, disse que o tamanho e a estrutura da fábrica não condizem com um programa nuclear para uso civil, como alega Teerão. Obama afirmou que o Irão escondeu a construção da fábrica, desafiando os pedidos de transparência pedidos pela comunidade internacional.
Fonte: IOL