Concertos de norte a sul do país
Comemora-se hoje, quarta-feira, o Dia Mundial da Música. Assim, de norte a sul do país, estão agendadas várias iniciativas que visam festejar a data. Em alguns locais, as celebrações estendem-se até amanhã ou mesmo até ao fim-de-semana.
No Porto, as comemorações são promovidas pela Casa da Música e espalham-se por vários pontos da cidade. O espectáculo, com direcção artística de Henkvan Twillert, conta com actuações de BeatBox Ensemble, Factor E, 5.ª Punkada e Ventos do Norte, entre outros. A recepção está marcada para as 10 horas, na sala Suggia, na Casa da Música, e, depois, vão decorrer apresentações em diversos espaços: Palácio de Cristal e Rua de Santa Catarina, entre outros (ver programa na caixa). O concerto final terá lugar na Casa da Música, a partir das 21.30 horas.
Na cidade de Guimarães, estão previstas intervenções musicais pelo grupo Ensembles de Sopro, no Largo da Oliveira, às 12 horas, e um concerto da Orquestra do Norte no Paço dos Duques de Bragança, às 21.30. Amanhã, o Centro Cultural Vila Flor recebe um concerto que integra as comemorações dos 900 anos do nascimento de D. Afonso Henriques.
O Theatro Circo de Braga apresenta, às 21.30, a actuação da Orquestra do Conservatório de Música Calouste Gulbenkian.
A Orquestra e Coro da Fundação Conservatório Regional de Gaia apresentam-se no Auditório Municipal de Gaia, às 21.45 horas.
Um concerto de "não-músicos" é a proposta do Teatro Municipal da Guarda, a partir das 21.30 horas. O espectáculo conta com a actuação de pessoas "vulgares" orientadas, nos últimos dias, por alguns criadores artísticos.
O Casino da Figueira da Foz, por sua vez, também não vai deixar passar o dia em branco. Assim, está agendada para esta noite uma actuação da Orquestra de Sopros, às 22 horas.
Em Odivelas, o destaque vai para "Os mais belos musicais da Broadway", no Centro Cultural da Malaposta. O espectáculo conta com a interpretação da Banda Sinfónica da PSP, acompanhada por seis solistas.
A Biblioteca Municipal do Entroncamento apresenta um espectáculo infantil, às 10 horas e às 11.20 horas.
O fadista Jorge Fernando, juntamente com o Quarteto de Cordas Divertimento Ensemble, actua hoje, a partir das 21.30 horas, no Centro Cultural de Cascais, na inauguração da exposição "Através do fado".
Lisboa surge com várias propostas. Assim, a partir das 21 horas, a Orquestra Metropolitana interpreta músicas escolhidas pelo público através de uma votação na Internet, num concerto que terá como palco o Centro Cultural de Belém. A Fonoteca Municipal sugere "How comes the constellations shine", com Gonçalo Pereira, Nuno Fragoso, Tito Silva e André Abreu. Às 21.30 horas. O Museu do Oriente apresenta, às 15 horas, uma actividade que se dirige ao público em geral, que visa brincar e dançar com sons e música. A iniciativa será repetida no sábado.
Em Faro, o Teatro das Figuras vai ser palco de um concerto com os vencedores do Prémio Jovens Músicos acompanhados pela Orquestra Gulbenkian, às 21.30 h.
Fonte: JN