DocLisboa vai mostrar 200 filmes


“Este é o festival do real”, anuncia Augusto M. Seabra, programador do DocLisboa que, nesta edição, mostrará 200 filmes, um acréscimo em relação a 2008. O aumento prende-se com a novidade da divisão da competição em três categorias: longas, médias e curtas-metragens. E, naturalmente, a ideia do DocLisboa passa sempre pela “conquista de novos públicos”, salientou Sérgio Tréfaut, director do certame que decorre na capital, entre os dias 15 e 25.

Uma das temáticas novas, o Foot Doc, pretende exactamente alargar o âmbito do certame que este ano inova ainda na realização de um colóquio sobre serviço público na televisão, consequência natural da ruptura entre o DocLisboa e a RTP, muito criticada por Tréfaut.

“Sabem que nos divorciámos da parceria com a RTP e o serviço público de televisão é algo que preocupa todos os que fazem documentários”, salientou o director do DocLisboa.

Pina Bausch é também homenageada no festival, que mostra ainda uma retrospectiva de 19 filmes de Jonas Mekas, realizador lituano de 87 anos que marcará presença em Lisboa.

O festival mostra 200 filmes em dez dias, 30 dos quais portugueses, nos cinemas Londres, São Jorge e Culturgest. Os bilhetes diários custam 3,5 euros e um voucher para dez sessões custa 25 euros.


Fonte: Correio da Manhã

POSTED BY Joana Vieira
POSTED IN
DISCUSSION