Festival Alkantara também no Porto


Teatro, dança, performance e artes visuais, no total de uma centena de actividades protagonizadas por artistas provenientes de todo o Mundo, são as áreas a explorar pelo Festival Alkantara. O evento realiza-se entre 21 de Maio e 9 de Junho em Lisboa e, pela primeira vez, tem uma extensão no Porto, no Teatro Nacional São João (TNSJ) e no Teatro Carlos Alberto.

O primeiro dos quatro espectáculos agendados para a Cidade Invicta é "Vamos sentir falta de tudo aquilo de que não precisamos", da autoria da coreógrafa Vera Mantero. Está marcado para os dias 21 e 22 de Maio, no TNSJ. Até 27 do mesmo mês, as referidas salas recebem ainda as propostas "Como rebolar alegremente sobre um vazio exterior", "H3" e "Radio Muezzin".

Novas salas em Lisboa

Segundo Thomas Walgrave, responsável pela organização do evento, salientou ser "muito positivo" o convite do TNSJ para acolher os espectáculos, mas sublinhou que "o Alkantara vai continuar a estar ligado a Lisboa, a cidade que lhe serve de base". Na capital, onde o certame decorre de dois em dois anos, as actividades vão ter lugar no Centro Cultural de Belém, no São Luiz Teatro Municipal, na Culturgest e, também pela primeira vez, no Teatro Nacional D. Maria II e no Museu Colecção Berardo.

"Radio Muezzin", uma proposta de teatro documental assinada pelo encenador suíço Stefan Kaegi, fundador do grupo Rimini Protokoll, abre o festival em Lisboa, no São Luiz, a 21 de Maio, tendo uma segunda récita no dia seguinte.




Fonte: JN

POSTED BY Joana Vieira
POSTED IN
DISCUSSION