Tribunal rejeita caução a Polanski



A Justiça suíça rejeitou esta terça-feira o pedido de libertação do realizador Roman Polanksi, que se encontra detido em Zurique na sequência de um mandado de captura dos EUA por ter mantido relações sexuais com uma menor de 13 anos, em 1977.

«De acordo com a lei da Suíça, a detenção é necessária enquanto decorrerem os procedimentos de extradição», refere uma declaração do Tribunal Penal Federal suíço, citada pela agência Reuters.

«O tribunal considerou a existência de elevado risco de fuga em caso de libertação sob custódia», refere ainda a nota. O pedido feito pelos advogados de Roman Polanksi previa a libertação mediante pagamento de uma caução.

O Tribunal Penal Federal está ainda a avaliar o pedido de extradição para os EUA.

O realizador de 76 anos foi detido no passado dia 26 de Setembro na sequência de um mandado de captura norte-americano datado de 1978, por ter mantido relações sexuais com uma menor de idade. À data Polanski declarou-se culpado de ter tido relações sexuais com uma rapariga de 13 anos quando a fotografava para a revista «Vogue», em casa de Jack Nicholson. Na véspera da sentença - e por temer passar 50 anos na cadeia - fugiu para a Europa.



Fonte: IOL

POSTED BY Joana Vieira
POSTED IN ,
DISCUSSION