Depeche Mode em Portugal
O concerto que os Depeche Mode dão hoje, sábado, a partir das 21.30 horas, no Pavilhão Atlântico, em Lisboa, já está esgotado.
O regresso a Portugal dos ingleses, após o cancelamento da actuação no Porto, em Julho passado, tem primeira parte de Gomo.
A banda inglesa estará em Lisboa à boleia da digressão europeia "Tour of the universe" para mostrar o álbum "Sounds of the universe", editado neste ano e que deveria ter sido apresentado no âmbito do festival Super Bock Super Rock.
Os Depeche Mode acabaram por cancelar este concerto por causa de uma alegada lesão muscular do vocalista, Dave Gahan, contraída em Bilbau, em Espanha.
A banda voltou depois à estrada e estará por estes dias na Península Ibérica, para um total de seis concertos: um em Lisboa, outro em Valência, duas noites em Madrid e outras duas em Barcelona.
A avaliar pelo site do clube de fãs dos Depeche Mode em Portugal, que fez as contas ao alinhamento dos concertos desta digressão, hoje, a banda deverá tocar cerca de 20 temas, entre músicas recentes e êxitos, como "Enjoy the silence" e, a fechar, "Personal Jesus".
O português Gomo aproveita para promover o segundo álbum de originais, intitulado "Nosy", que sucede a "Best of".
O clube de fãs português dos Depeche Mode, que foi criado no ano de 1995, tem preparada uma surpresa para a banda depois do concerto. Dois elementos do clube de fãs vão entregar ao guitarrista Martin Gore uma guitarra portuguesa, construída por uma oficina artesanal nortenha de propósito para os Depeche Mode e que custou cerca de 750 euros.
Fernando Ferreira, responsável pelo clube de fãs, explicou, à agência Lusa, que a ideia que tiveram de oferecer uma guitarra personalizada à banda surgiu em 2006, depois de um concerto do grupo, também no Pavilhão Atlântico.
Nesse mesmo ano, a banda deveria ter actuado no Estádio de Alvalade, onde o clube de fãs queria oferecer a guitarra, mas esse concerto foi cancelado.
Assim, só agora, três anos depois, é que os fãs portugueses vão poder presentear a banda com a guitarra, que tem gravada uma rosa semelhante à que está no álbum "Violator".
De acordo com Fernando Fer- reira, os fãs vão ainda desafiar Martin Gore "a dedilhar os acordes de uma música dos Depeche Mode naquela guitarra, se tecnicamente for possível em cima do palco".
Em 2006, o clube de fãs já tinha dado aos Depeche Mode uma garrafa de Porto Vintage de 1981, ano da fundação do grupo inglês, em que publicaram o álbum "Speak and spell".
O clube de fãs dos Depeche Mode conta com cerca de 3.500 membros.
Fonte: JN
![]()

