Higiene oral ajuda a pensar melhor
Uma boa higiene oral pode ajudar a preservar as suas capacidades cognitivas durante o envelhecimento. Um estudo publicado no “Journal of Neurology, Neurosurgery and Psychiatry” revela que as pessoas com mais de 60 anos e níveis mais altos da bactéria porphyromonas gingivalis, que causa gengivite, têm três vezes mais hipóteses de ter dificuldades em recordar uma sequência de três palavras após uma pausa.
O estudo do Colégio de Médicos e Cirurgiões de Columbia (EUA), refere ainda que os adultos com níveis mais altos da bactéria têm duas vezes mais tendência a não conseguir resolver subtracções de três dígitos.
O estudo contou com a participação de mais de 2300 homens e mulheres com mais de 60 anos, que foram submetidos a um exame para detectar periodontite e responderam a vários testes de capacidades cognitivas entre 1991 e 1994.
Já existem estudos que associam má saúde oral a doenças cardíacas, diabetes e Alzheimer. Segundo a equipa que elaborou este estudo, a periodontite poderá alterar a função cerebral através de vários mecanismos.
Fonte: Ionline
![]()

