Uma loja ao estilo iTunes
Algumas das maiores revistas americanas estão a juntar-se num consórcio para criar uma loja online, que tem sido descrita como um “iTunes para revistas”, numa alusão à muito bem-sucedida loja de música da Apple.
Mais de 50 títulos, entre as quais a Esquire, Time, Vogue e The New Yorker, estão a preparar versões digitais para vários suporte, incluindo smartphones como o iPhone e o Blackberry e ainda leitores de e-books, como o Kindle.
A ideia de uma espécie de iTunes para produtos jornalísticos tem ganho adeptos nos últimos meses. Confrontados com quebras de circulação das edições impressas e de receitas, muitos gestores de jornais e revistas entusiasmaram-se com a ideia de micropagamentos.
Tal como a Apple popularizou a ideia de vender canções isoladamente (em vez de em álbuns, como acontece com os CD ou o vinil), o conceito de micropagamentos implica cobrar quantias pequenas por cada trabalho jornalístico a que o utilizador acede.
Vários sites americanos (com base em declarações de fontes anónimas) avançaram a notícia dos planos para criar este consórcio de revistas – mas os pormenores ainda não são conhecidos.
Por ora, e segundo o New York Times, sabe-se que o novo sistema de vendas online deverá facilitar a compra tanto de edições digitais como de edições impressas.
Muitas revistas, incluindo as que estão integradas neste consórcio, já disponibilizam edições digitais para vários dispositivos.
Fonte: Público
Mais de 50 títulos, entre as quais a Esquire, Time, Vogue e The New Yorker, estão a preparar versões digitais para vários suporte, incluindo smartphones como o iPhone e o Blackberry e ainda leitores de e-books, como o Kindle.
A ideia de uma espécie de iTunes para produtos jornalísticos tem ganho adeptos nos últimos meses. Confrontados com quebras de circulação das edições impressas e de receitas, muitos gestores de jornais e revistas entusiasmaram-se com a ideia de micropagamentos.
Tal como a Apple popularizou a ideia de vender canções isoladamente (em vez de em álbuns, como acontece com os CD ou o vinil), o conceito de micropagamentos implica cobrar quantias pequenas por cada trabalho jornalístico a que o utilizador acede.
Vários sites americanos (com base em declarações de fontes anónimas) avançaram a notícia dos planos para criar este consórcio de revistas – mas os pormenores ainda não são conhecidos.
Por ora, e segundo o New York Times, sabe-se que o novo sistema de vendas online deverá facilitar a compra tanto de edições digitais como de edições impressas.
Muitas revistas, incluindo as que estão integradas neste consórcio, já disponibilizam edições digitais para vários dispositivos.
Fonte: Público