Google lança o Nexus One


A Google apresentou esta tarde o primeiro telemóvel de marca própria. A utilizar um sistema operativo já disponível em vários aparelhos no mercado, a novidade é a possibilidade de usar comandos de voz e de ditar e-mails ou mensagens no Twitter.

O Nexus One é um smartphone com as características típicas deste segmento e com poucas funcionalidades que não estão presentes nos modelos concorrentes.

Numa apresentação para a imprensa, a que o PÚBLICO assistiu em directo, a Google foi clara quanto ao objectivo de entrar naquilo que chamou o mercado dos “super-telefones”: levar mais pessoas a terem acesso à Web com um aparelho de bolso. "O Nexus One é onde a Web encontra o telefone", disse um dos vice-presidentes da Google, Mario Queiroz.

Uma das novidades é a possibilidade de uso de voz para interagir com o telemóvel. O utilizador pode ditar e-mails (ou mensagens no Twitter ou no Facebook) e usar comandos de voz para fazer pesquisas e utilizar os mapas da Google. Não ficou claro se os comandos de voz poderão ser usados noutras línguas que não o inglês.

As especificações técnicas do telemóvel já tinham sido publicadas na Web: um ecrã de 3,7 polegadas sensível ao toque, um processador de 1Ghz (o iPhone, por exemplo, fica-se pelos 600 Mhz) e uma câmara de cinco megapixels.

O Nexus One (o nome é inspirado em personagens da obra de ficção científica de Philip K. Dick que deu origem ao filme Blade Runner) foi fabricado pela HTC e está equipado com o Android, um sistema operativo para telemóveis cujo desenvolvimento é impulsionado pela própria Google, mas que está à disposição de qualquer fabricante que o queira usar. A HTC tem já vários modelos no mercado equipados com o Android.

Segundo a Google, as inovações introduzidas pelo Nexus One no sistema Android serão disponibilizadas de forma livre, tal como acontece com o resto sistema.

A Google deu-se também a algum trabalho de afinação da interface de utilização e criou novas formas de navegação (por exemplo, uma espécie de visualização tridimensional de conjuntos de fotografias).

Os smartphones têm vindo a melhorar as funcionalidades de acesso à Internet e há muito que a Google tornou claro que pretende usar os telemóveis para impulsionar o acesso à Internet e à miríade de serviços que oferece online – desde a pesquisa aos mapas, passando pelo e-mail e edição de documentos.

Quantas mais pessoas usarem os serviços da Google, mais anúncios a empresa consegue vender. Embora alguns serviços online sejam pagos, a esmagadora maioria das receitas da Google provêm de publicidade.

O telemóvel será comercializado apenas a partir de uma loja online da própria Google e, por ora, está disponível apenas nos EUA e em três “mercados de teste”: Singapura, Reino Unido e Hong Kong.

Desbloqueado, o Nexus One custa nos EUA 529 dólares (368 euros). Com fidelização ao operador, o preço desce para os 179 dólares (125 euros).

A Google escolheu a Vodafone como parceira na Europa, mercado aonde o aparelho chegará na Primavera.





Fonte: Público

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