Governo apresenta “em breve” PEC


O Governo apresentará "em breve" a Bruxelas um Plano de Estabilidade e Crescimento que “dará a indicação clara de que vai seguir políticas que garantem que no prazo acordado Portugal cumprirá a redução do défice orçamental para os três por cento”, garantiu hoje o ministro da Presidência.

Em conferência de imprensa no final da reunião do Conselho de Ministros, Pedro Silva Pereira lembrou que Portugal já conseguiu, em ocasiões anteriores, “baixar em tempo recorde” o défice para níveis inferiores a três por cento.

O ministro desdramatizou a situação realçando que a situação de Portugal “não é pior do que os restantes países da Europa ou da OCDE”. “Com as medidas do Orçamento de Estado para 2010 articuladas com as estratégias de médio prazo, Portugal vai atingir a meta de equilibrar as contas públicas em 2013”, garantiu.

“A evolução do défice orçamental entre 2007 e 2009 está em linha de conta com aquilo que se verificou nos outros países: em Portugal tivemos um aumento na casa dos 2,7 por cento; na OCDE foi de 6,8 por cento e no G20 foi ainda superior”, enumerou Pedro Silva Pereira.

As comparações de Pedro Silva Pereira não ficaram por aqui. O ministro citou os números da dívida pública em 2009, que em Portugal representou 76,4 por cento do PIB, para demonstrar a eficiência nacional face à Zona Euro, cuja dívida pública média se situou nos 78,2 por cento.

“A nossa dívida pública é inferior à da União Europeia. E a média da OCDE é de 90 por cento do PIB”, acrescentou. “Não é possível analisar dados da economia pública portuguesa sem os situar no quadro da crise económica internacional”, rematou o ministro.




Fonte: Público

POSTED BY Mari
POSTED IN
DISCUSSION