Alerta para descida das temperaturas


Até domingo, as temperaturas mínimas vão descer em Portugal continental, podendo chegar a valores mínimos negativos em algumas regiões do país. A descida da temperatura já se fez sentir esta madrugada e deverá continuar a verificar-se nos próximos dias. A Protecção Civil lançou um alerta e uma lista de recomendações contra o fim e medidas de autoprotecção.

Maria João Frada, do Instituto Nacional de Meteorologia, avançou em declarações à Lusa que o frio que se faz sentir desde esta madrugada levou a que oito distritos fossem colocados sob aviso amarelo (segundo numa escala de quatro), estando o distrito de Faro sob o mesmo nível de aviso, mas por causa da chuva.

A meteorologista explicou a rápida descida de temperatura com a passagem de uma massa de ar polar pelo país, situação que sublinhou ser “perfeitamente normal” nesta época do ano.

Sob aviso amarelo devido a valores muito baixos nas temperaturas mínimas estão os distritos de Viana do Castelo, Braga, Vila Real, Bragança, Viseu, Guarda, Castelo Branco e Portalegre.

Até domingo, as temperaturas em Portugal Continental vão oscilar entre máximas de onze graus Celsius e mínimas de três.

Perante a previsão de que as temperaturas vão continuar a descer, a Autoridade Nacional de Protecção Civil recomenda a utilização de várias camadas de roupa em vez de uma única peça, evitando roupas muito justas ou as que façam transpirar, não realizar actividades físicas intensas que obriguem o coração a um maior esforço, conduzir prudentemente em zonas propensas à formação de gelo, e ventilar as habitações quando se utilizam lareiras ou braseiras.




Fonte: Público

POSTED BY Joana Vieira
POSTED IN
DISCUSSION