Entrevista #16- com Juliana Pontual


Juliana Pontual

Pernambuco - Brasil
julianapontual.carbonmade.com
jupontualilustra.carbonmade.com


Juliana Pontual é uma designer e ilustradora que

espalha a sua arte pelo Brasil. Conheça um pouco sobre
a sua vida e projectos artísticos.


Whisper - Como surgiu o interesse pelo desenho e ilustração?
Juliana Pontual -
Acho que surgiu quando eu era pequena. Realmente preferia quando os livrinhos eram ilustrados, tanto que, dependendo dos desenhos e do que eles evocavam, eu tinha vontade de lê-los ou não. Nessa época pintava retratos imaginários e quadros pra vender pras minhas tias (só elas iriam comprar mesmo!!), mas depois de um tempo parei de desenhar e só voltei bem mais tarde, já no final da adolescência.

W - Como conseguiu entrar no mundo profissional de ilustração?
JP - Foi meio sem querer, trabalhava como diretora de arte em agências de propaganda e muitas vezes a ilustração é um recurso para clientes com pouca verba para produção. É estranha essa pergunta porque ainda não me sinto totalmente inserida nesse mundo de ilustração profissional. Meu ganha-pão vem muito mais do trabalho como diretora de arte e designer do que como ilustradora. A ilustração ainda é como um "plus", quando faço encartes de álbuns, editoriais, etc.

W - Quais foram os principais obstáculo e metas atingidas?
JP - Como foi tudo meio sem querer, não posso dizer que houveram muitos obstáculos. E sobre as metas, eu ainda tenho muito o que atingir, mas diria que a maior seria conseguir viver somente de ilustração.

W - Quem são as suas principais influências nesta área?
JP - Gosto muito de quadrinhos underground em geral, tantos dos anos 60/70 (quando o género meio que surgiu) quanto os atuais. Também gosto muito de traços meio lúdicos, meio “estranhos”, como o de Tim Burton, Jim Flora, Yoshitomo Nara, etc.

W - A ilustração é uma arte que exige uma enorme capacidade criativa. O que mais a inspira?
JP - Acho que música e meus gatos.

W - Qual foi o seu maior projecto até hoje?
JP - Nunca tive grandes projetos, mas os maiores talvez tenham sido os álbuns de 2 grandes artistas e amigas minhas, a Lulina e a Stela Campos, pois ambos envolveram a criação de universos com personagens ilustrados para cada música.

W - As junções da ilustração com o design que podemos ver em alguns dos seus projectos são feitas por gosto ou por trabalho?
JP - Por ambos.

W - É capaz de nos descrever o todo o processo que uma ilustração sua envolve?
JP - Bom, nem sempre existe um processo lógico. Às vezes a ideia vem antes, às vezes é o traço que puxa a forma e com isso a ideia. Depende muito do tipo do trabalho.

W - Existem projectos para o futuro que queira partilhar connosco?
JP - Apesar de ser uma ideia em processo completamente embrionário, pretendo um dia tentar trabalhar com animação.

W - Para finalizar, alguma mensagem que queiras deixar aos leitores, ilustradores, revistas…?
JP - O mais importante é se divertir. Até o estresse vale a pena quando por trás tem diversão.

POSTED BY Joana Vieira
POSTED IN ,
DISCUSSION