Sondagens dão vitória Ianukovich


O líder da oposição ucraniana, Victor Ianukovich, foi dado como vencedor das eleições presidenciais de hoje no país, mas com uma curta margem de três a cinco pontos percentuais, cenário que abre a porta à instabilidade e contestação dos resultados.

Do campo da rival do pró-russo – a quem foi retirado o triunfo nas presidenciais de há cinco anos sob alegações de fraude – veio já a avaliação de que “ainda é cedo demais” para ser declarado qualquer vencedor. As projecções “estão dentro da margem de erro”, foi avaliado, com um primeiro sinal de que Iulia Timochenko, primeira-ministra e “musa” da “Revolução Laranja” de 2004, não concederá derrota com facilidade.

As duas principais sondagens feitas à boca das urnas dão todas Ianukovich como vencedor: uma atribuindo-lhe 48,7 por cento dos votos e 45,5 a Timochenko, a outra avançando números de 49,8 e 45.2 pontos percentuais.

Os dois candidatos tinham saído da primeira ronda eleitoral com uma diferença de dez pontos percentuais entre eles, com Ianukovich na posição de vantagem (35,32 contra 25,05).




Fonte: Público

POSTED BY Joana Vieira
POSTED IN ,
DISCUSSION