Lada parceira da Renault na F1


O construtor automóvel russo Lada vai ser parceiro da equipa de Fórmula 1 da Renault, que na temporada 2010 conta com o piloto russo Vitaly Petrov, anunciou a "escuderia" francesa.

O acordo, que "recebeu o apoio público do primeiro ministro russo, Vladimir Putin", foi assinado a 1 de marco em Moscovo.

A Renault tem desde Fevereiro de 2008 uma participação de 25 por cento no capital do grupo russo Avtovaz (que fabrica a marca Lada), adquirida na altura por um montante de mil milhões de dólares (732 milhões de euros ao câmbio de hoje).

A estratégia dos novos accionistas da Renault Fórmula 1, aparentemente maioritários, começa a produzir frutos.

O novo presidente da Renault Fórmula 1, Gérard Lopez, na apresentação do novo R30, não escondeu que uma das razões para a contratação de Vitaly Petrov foi abrir as portas do mercado russo.

As relações da Rússia com a Renault atravessaram uma fase difícil quando as autoridades russas acusaram o construtor francês de não estar a assumir as suas responsabilidades accionistas face às dificuldades financeiras da Avtovaz.

Contudo, no passado dia 27 de Novembro, a Renault assinou um acordo de 240 milhões de euros de investimentos na empresa fabricante dos Lada.



Fonte: JN

POSTED BY Joana Vieira
POSTED IN
DISCUSSION