Dia negro nos mercados


A Bolsa de Nova Iorque abriu em forte baixa, com o Dow Jones a perder 1,92 por cento e o Nasdaq 2,48 por cento, num dia que está a ser negro para os mercados de capitais, com todos os mercados a sofrerem perdas de mais de dois por cento perto das 15h de Lisboa.

O principal índice da bolsa nacional, o PSI 20, perdia 3,08 por cento àquela hora, depois de ter aberto também em forte baixa. As acções de todas as empresas nele cotadas estavam em baixa, com destaque para a Cimpor (-5,51%) e a Sonae (proprietária do PÚBLICO, -5%). Só duas das suas empresas perdiam menos de 2,5 por cento.

Na Europa, as maiores perdas registavam-se nas bolsas da Áustria (-4,75%), Milão (-4,35%), Oslo (-4,21%) e Madrid (-3,67%), estando Frankfurt a perder perto de três por cento. Os mercados accionistas parecem estar a reagir com forte nervosismo às fortes medidas de austeridade anunciadas ontem nalgumas das maiores economias europeias, como a Alemanha e o Reino Unido.

Os principais índices de Londres, Paris, Frankfurt, Milão e Paris abriram hoje todos a descer mais de 2,5 por cento, depois de Tóquio ter fechado a perder 3,06 por cento e de em Hong Kong o índice Hang Seng ter perdido também mais de três por cento.

O PSI 20 fechou ontem em equilíbrio (-0,02%) a sessão do dia, mas a perder 19,43 por cento face ao início do ano.



Fonte: Público

POSTED BY Mari
POSTED IN
DISCUSSION