Rock industrial berlinense na Casa da Música


O último Clubbing da temporada 2009/10 da Casa da Música vai revisitar o universo da música pós-industrial da cena berlinense dos anos 80, com um alinhamento em que ressalta a actuação de Blixa Bargeld, o vocalista fundador da banda Einstürzende Neubauten e guitarrista de Nick Cave and the Bad Seeds, que traz ao Porto, para a noite de 5 de Junho, o seu novo projecto anbb, lançado em 2007 em parceria com o compositor de música electrónica Carsten Nicolai/Alva Noto.

A anteceder este concerto na Sala 2, a Orquestra Nacional do Porto (ONP) entra também no alinhamento do Clubbing para interpretar uma obra de juventude do finlandês Magnus Lindberg (que foi o compositor residente na Casa da Música em 2008), “Kraft”, igualmente inspirada nas sonoridades da música punk e do rock industrial berlinense.

O alinhamento do próximo Clubbing foi apresentada ao final da manhã na conferência de imprensa em que a direcção artística da Casa da Música revelou igualmente o programa “Verão na Casa”, que como tradicionalmente tem lugar no auditório ao ar livre, que está já a ser instalado no espaço exterior do edifício desenhado por Rem Koolhaas.

Também como já é tradição, o programa arranca na mais longa noite portuense – a da festa de São João, de 23 para 24 de Junho –, que será de novo aberto com um concerto pela ONP, dirigida pelo maestro Fawzi Haimor, a interpretar peças de compositores austríacos (o país-tema, este ano, na Casa da Música). No reportório do concerto assinale-se a peça de Johann Strauss Filho, “Trovão e Relâmpago” (para acompanhar o fogo-de-artifício da meia-noite) e também a estreia entre nós da utilização de um instrumento tradicional daquela região, a trompa alpina.

A animação segue, noite dentro, com duas bandas com (mais ou menos) história já inscrita na cena pop portuense, os Trabalhadores do Comércio e os Blind Zero.

Até final de Julho, e seguindo um roteiro “de qualidade e diversidade a preços acessíveis” – anunciou o director artístico da Casa, António Jorge Pacheco –, passarão pela Praça junto à rotunda da Boavista sonoridades da América Latina, com o cubano Chucho Valdês & The Cuban Messengers (dia 27 de Junho), as brasileiras Roberta Sá e Céu (29 de Junho) e também Adriana Calcanhoto (4 de Julho), e as bandas O Rappa, ainda brasileira, e El Gran Silencio, mexicana (7 de Julho).

Outras sonoridades da world music virão da Costa do Marfim (Tiken Jah Fakoly, 12 de Julho), da Síria (Omar Souleyman, 13 de Julho). E há também fado, com Ana Sofia Varela (17 de Julho) e Camané (24 de Julho), entre outros.



SALA 2 (acesso com bilhete de 18 Euros)
anbb / BLIXA BARGELD + ALVA NOTO
BEAK (GEOFF BARROW, PORTISHEAD)

SALA 2 (acesso com bilhete de 7,5 Euros)
MODERAT

SALA SUGGIA
ORQUESTRA NACIONAL DO PORTO & MAGNUS LINDBERG
CLUSTER + CHROME HOOF

BARES 1 e 2
TODD TERJE
MYSTERY JETS DJs
PFADFINDEREI VJ

CYBERMUSICA
MIKADO LAB
FADI DORNINGER

SALA ROXA
Álvaro Costa apresenta:
Spinal Tap, a Lendária História da Ainda Mais Lendária Banda que Nunca Existiu

RESTAURANTE
ALVARO COSTA


Fonte: Público

POSTED BY Joana Vieira
POSTED IN ,
DISCUSSION