YouTube à frente do MySpace
O MySpace já teve muito melhores dias. A perder popularidade para o Facebook, a rede social foi ainda ultrapassada pelo YouTube num dos nichos em que faz uma aposta forte: a música.
Outrora, o MySpace – onde muitos músicos têm páginas pessoais e disponibilizam parte dos seus trabalhos – era paragem quase obrigatória para fãs de música. Mas, segundo números da empresa de análise BigChampagne, citados pelo site paidContent.org, o YouTube é agora um destino muito mais frequente para quem quer ouvir música.
Segundo os dados da BigChampagne (uma empresa de análise especializada no consumo de música online e na partilha de ficheiros em redes peer-to-peer), os dez vídeos de música mais vistos no YouTube ao longo da última semana totalizaram 57.3 milhões de visualizações. As dez canções mais ouvidas no MySpace ficaram-se pelos 7,5 milhões – um valor mais de sete vezes inferior ao do conhecido site de vídeos.
Alguns estudos de consumo de media têm indicado que o YouTube é frequentemente usado como um site de música, com os vídeos a correrem escondidos, enquanto o utilizador leva a cabo outras tarefas no computador.
O MySpace tem mostrado sinais de dificuldades. Em meados do ano passado, despediu 30 por cento funcionários e fechou vários escritórios fora dos EUA (mas não em Portugal).
A rede social tem cerca de 130 milhões de utilizadores que acedem todos os meses ao site. O Facebook já ultrapassou os 400 milhões.
Lançado em 2003, o MySpace teve um período áureo em que foi comprado pelo magnata dos media Rupert Murdoch, dono da News Corp, por 518 milhões de dólares (468 milhões de euros, ao câmbio actual).
Em Abril de 2009, o MySpace trocou no lugar de presidente executivo o fundador Chris DeWolfe por Owen Van Natta, um executivo vindo do Facebook. Van Natta acabou por abandonar o cargo logo em Fevereiro deste ano.
Fonte: Público
Outrora, o MySpace – onde muitos músicos têm páginas pessoais e disponibilizam parte dos seus trabalhos – era paragem quase obrigatória para fãs de música. Mas, segundo números da empresa de análise BigChampagne, citados pelo site paidContent.org, o YouTube é agora um destino muito mais frequente para quem quer ouvir música.
Segundo os dados da BigChampagne (uma empresa de análise especializada no consumo de música online e na partilha de ficheiros em redes peer-to-peer), os dez vídeos de música mais vistos no YouTube ao longo da última semana totalizaram 57.3 milhões de visualizações. As dez canções mais ouvidas no MySpace ficaram-se pelos 7,5 milhões – um valor mais de sete vezes inferior ao do conhecido site de vídeos.
Alguns estudos de consumo de media têm indicado que o YouTube é frequentemente usado como um site de música, com os vídeos a correrem escondidos, enquanto o utilizador leva a cabo outras tarefas no computador.
O MySpace tem mostrado sinais de dificuldades. Em meados do ano passado, despediu 30 por cento funcionários e fechou vários escritórios fora dos EUA (mas não em Portugal).
A rede social tem cerca de 130 milhões de utilizadores que acedem todos os meses ao site. O Facebook já ultrapassou os 400 milhões.
Lançado em 2003, o MySpace teve um período áureo em que foi comprado pelo magnata dos media Rupert Murdoch, dono da News Corp, por 518 milhões de dólares (468 milhões de euros, ao câmbio actual).
Em Abril de 2009, o MySpace trocou no lugar de presidente executivo o fundador Chris DeWolfe por Owen Van Natta, um executivo vindo do Facebook. Van Natta acabou por abandonar o cargo logo em Fevereiro deste ano.
Fonte: Público