Entrevista #17- com Legendary Tigerman


Legendary Tigerman




O homem-tigre de Coimbra deu-nos uma pequena
entrevista onde fala sobre si e o seu mais recente
projecto de grande sucesso intitulado “Femina”.


Whisper - Antes de mais, como surgiu a ideia de criar o projecto “one man band”?
Legendary Tigerman - Bem, na verdade, foi mais ou menos fortuito...no sítio onde estava a ensaiar, sozinho, havia um bombo e um prato de choque, que comecei a usar para marcar o ritmo, e de repente algumas músicas começaram a funcionar neste formato...

W - O seu mais recente trabalho intitulado “Femina” conta com a participação de várias vozes femininas, tais como Asia Argento, Peaches, Maria de Medeiros, Rita Redshoes , entre outras. Como surgiu a ideia de fazer um álbum onde a Mulher é o seu principal elemento?
LT - Mais uma vez, não diria que foi por acaso, mas surgiu primeiro a ideia de um guião para um filme, com o mesmo nome, para o qual convidei a Asia Argento, para representar e cantar… O filme ainda não foi feito, mas a ideia desenvolveu-se para o disco, uma série de curtas, uma instalação/exposição que está em pré-produção...

W - Este trabalho tem sido alvo de boas críticas. Isso não o pressiona para a realização de um “Femina II”?
LT - Não, de todo. Felizmente só faço aquilo que quero.

W - “Femina” deu origem ao documentário “On The Road to Femina” de Jorge Quintela. Fale-nos um pouco sobre ele.
LT - É um documentário verdadeiro, sem tretas. O Jorge veio acompanhar uma parte do processo de gravação e filmagens, e mostra o seu olhar, sem censura.

W - A edição especial do álbum inclui um DVD com várias curtas-metragens que realizou juntamente com as artistas que participaram no mesmo. Esta ideia surgiu como uma necessidade de completar visualmente as músicas do “Femina”?
LT - O super8 e o cinema têm estado sempre presentes neste projecto, e são tão importantes para mim como a música... dá-me muito prazer realizar estes filmes, que para mim tinham que ser despojados, verdadeiros, que mostrassem as mulheres que existem por trás destas artistas.

W - Porquê a utilização do formato Super 8mm para a realização deste projecto cinematográfico?
LT - Não consigo filmar em vídeo, odeio, só consigo filmar em Super8. É imediato, película, tens que pensar depressa, ter olhar fotográfico. E plasticamente, não há nada mais bonito.

W- A fotografia da capa do “Femina” ficou a cargo de Jean-Baptiste Mondino mas a grande referência que é feita é ao artista Serge Gainsbourg que têm uma fotografia idêntica. Porquê esta relação?
LT - A fotografia do Gainsbourg não é idêntica, eu chamaria a isto uma citação, uma homenagem. Parece-me claro porque a faço.

W - Durante 38 anos viveu em Coimbra. O que o fez sair da cidade que é a sua casa?
LT - Como já foi muitas vezes dito por muita gente, a minha casa é onde penduro o meu chapéu...

W - Alguma mensagem que queira aproveitar para deixar?
LT - Dont follow me, i´m lost too.

POSTED BY Joana Vieira
POSTED IN ,
DISCUSSION