Gripe H1N1 voltou ao Reino Unido


Pelo menos dez pessoas morreram ao longo das últimas seis semanas no Reino Unido, devido a um novo surto do vírus gripal H1N1 que causou um alerta global e milhares de mortos em todo o mundo no ano passado.

A Agência britânica de Protecção da Saúde (HPA) confirmou, ainda no sábado, que os dez mortos eram todos adultos com menos de 65 anos, a maioria já com problemas clínicos anteriores, mas alguns “estavam saudáveis” antes de contraírem a doença.

“Ao longo das últimas semanas assistimos a um aumento no número de casos de gripe sazonal, incluindo os de H1N1 e gripe B. Temos igualmente recebido relatórios de doentes em estado que requer hospitalização assim como surtos de gripe nas escolas”, explicou o director do departamento de doenças respiratórias da HPA, John Watson.

A agência recomendou que os cidadãos britânicos se vacinem contra a gripe, depois de as primeiras notícias sobre as recentes mortes terem sido avançadas pelo jornal britânico “The Independent”.

A H1N1 surgiu em Março de 2009 e rapidamente se espalhou pelo globo, com um balanço de 18.450 mortos, incluindo muitas mulheres grávidas, crianças e adolescentes, de acordo com balanço da Organização Mundial de Saúde. A OMS declarou o fim da pandemia em Agosto.

O responsável da HPA avançou que o Reino Unido parece estar na “linha da frente” deste novo surto, alertando que podem começar em breve a surgir casos em outros países europeus. Watson explicou ainda que é bastante comum que uma estripe da doença se torne na mais comum gripe sazonal no ano seguinte a ter sido pandémica, não sendo por isso surpresa assistir agora ao regresso da H1N1.





Fonte: Público

POSTED BY Joana Vieira
POSTED IN ,
DISCUSSION