Entrevista #3 - com Sofia Marques


Whisper - Publicaste-te até à data 2 livros, foi dificil arranjar uma editora?
Sofia - Arranjar editora é fácil! Pesquisa intensiva de editoras e enviar os originais. Díficil é divulgar, porque publicar por uma editora pequena é quase o mesmo que não publicar nada! Estas não têm voz activa nas livrarias como Fnac’s e Bertrand’s.

W - Quais sao as tuas influências literárias?
S - Miguel Torga (Diários); AL Berto; Herberto Helder; Pedro Paixão; António Lobo Antunes, etc.

W - Como surgiu a ideia de escrever um livro? Foi algo que sempre quiseste fazer?

S - Nas férias grandes (quando as tinha) fazia as minhas publicações caseiras, que ia mostrando a alguns amigos. Eram uma espécie de “Best of” do que tinha escrito ao longo do ano. Chamava-lhes “Noites de Abulia” e acrescentava desenhos e fotos tiradas por mim. Longe de qualquer intenção de publicar formalmente. Um amigo é que me falou que alguém tinha publicado o seu blog em livro, e que eu devia publicar também os meus escritos. Enviei os meus escritos para a mesma editora de esse alguém, a Corpos Editora, e aceitaram publicar o “Noites de Abulia - III”!

W - Fala-nos um pouco dos teus 2 livros e como surgiu a ideia para cada um deles.
S - O “Noites de abulia III” são apenas excertos de diários meus. O “Vulnerabilidades no deserto” tem um objectivo, no entanto persiste a aura dos meus diários! Como defines a tua escrita, sendo que no teu último livro, “Vulnerabilidades no deserto” verificamos que nao existe propriamente um estilo. Ainda é muito cedo para poder dizer qual é o meu estilo. E muito provalvelmente vou seguir vários estilos!

W - Fala-nos um pouco do teu percurso já como escritora e a evolução da tua escrita.
S - A escrita vivia para mim, servia como terapia. Simplesmente descarregava as ideias como me escorriam pela cabeça. Agora vivo mais para a escrita, e ela é que se serve de mim para transmitir alguma coisa!!!

W - Explica-nos como e porque surgiu o _underscore_.
S - Underscore porque é o que algumas pessoas me chamam devido a um nick de um fórum na internet!... Acabei por adoptá-lo, porque underscore é impessoal, e é um termo actual. Os “-” antes e depois da palavra é só porque sim... estética!

W - Que recomendações/conselhos gostarias de deixar para aqueles que querem iniciar a sua carreira literária?
S - Toda a gente escreve, desenha, ou faz qualquer coisa de artístico. É preciso saber porque o fazem. Se é por distracção, necessidade, ou outra coisa. Para os que querem mesmo escrever, meus amigos... Escrevam muito! Vasculhem na internet concursos literários, editoras, etc. E boa sorte!




"Vulnerabilidades no Deserto" editado em 2009 e "Noites de Abulia - III" editado em 2008.


POSTED BY Joana Vieira
POSTED IN ,
DISCUSSION